terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Gripe Canina - Sintomas e tratamento

 "Tosse seca, engasgo e espuma branca...Meu cachorro está gripado?"


Seu cachorro pode aparecer com uma pigarrinha, então fique atento: ele pode estar com uma virose conhecida popularmente como gripe canina ou tosse dos canis.

A tosse dos canis é causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e dois vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.O importante a ser observado é que a Bordetella bronchiseptica pode acometer humanos, sendo por isso considerada uma zoonose.

Normalmente nos cães acometidos pela gripe, os principais sintomas observados são acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes expectorando um tipo de espuma branca. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira.
 
Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.Se o cão já contraiu a doença o tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, umidade e evitar banhos. 
 
Normalmente aquela pessoa que tem mais de um cão, quando um deles contrai a gripe canina, todos eles acabam também ficando doentes, cada um deles com a sua gravidade, como se fosse uma gripe humana.Portanto, nesta época do ano, convém por precaução evitarem-se lugares com grande concentração de animais, onde a probabilidade de transmissão da doença é muito maior, como parques, jardins, canis, lojas de animais.
 
É importante salientar que nem sempre o cão que apresenta o sintoma de tosse seca está com a gripe canina. Muitas vezes este sintoma também ocorre em animais cardiopatas (animal com problemas cardíacos), particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal em seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto.

Tratamento: Em casos leves da doença, que pode incluir alguns
medicação para fazer o cão confortável. Os cães também podem
ser dada fluidos para mantê-los devidamente hidratados. 

Nebulizar o cão( 3x ao dia, durante 10min, por uma semana)  reduzirá drasticamente os sintomas de tosse e desconforto. Como a tosse machuca sua garganta, outra coisa que pode ser feita é molhar bastante sua ração e esperar que ela absorva toda a água, ficando quase uma papinha, ou então comprar comida pastosa enlatada ou de sachê.

" Tenho 5 cachorros e a primeira a contrair a gripe foi minha Westie, que contraiu dentro de um hospital veterinário enquanto se recuperava de uma castração, logo tive que comprar um nebulizador exclusivamente para a turminha, não dava para aguentar o sofrimento deles com aquela tosse e sensação de engasgo. Foi difícil fazê-los acostumar com a nebulização, precisa-se de muita paciência pois eles tentarão fugir de todas as formas nas primeiras tentativas. Portanto não desista".  

Patrícia Muniz, designer e proprietária da GrifeDoggy

18 comentários:

  1. minha cachorrinha esta doente e eu n sei o que posso fazer . Ela está com tosse seca, vomitando, e como se estivesse engasgada. Como posso ajuda-la? .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Pinscher estava assim ela Tinha Comigo fezes de Gato Tossia Parecia que estava engasgada me preocupava Muito enton levei Pro Pet Shop eles me explicaram que e Uma Bactéria que Fica alojada no pumão ae tem Um Remédio Chamado Ancylex qie Mata a bactéria Mais Porem ao Comprar no pet tem que Saber o peso exato o remédio e Forte

      Excluir
  2. min ajudem sou a Beatriz a mesma do primeiro comentário !

    ResponderExcluir
  3. procure um veterinário poderá ser gripe canina.só o veterinário saberá o que fazer, depois de curada ela terá que tomar a vacina contra gripe. se for realmente gripe

    ResponderExcluir
  4. Olá Beatriz,
    Minha cachorra esta em tratamento desta tosse , está tomando pneumoflox receitado pelo veterinário e um xarope Tosse Canis. Ela pesa 10 kilos por isto está tomando meio comprimido por 14 dias. Ela já melhorou no 2º dia de tratamento.

    ResponderExcluir
  5. minha cachorra esta espirrando,e os olhos delas estao lacrimejando muito e ela esta magra isso e sintomas da gripe canina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nossa página apenas traz informações de pesquisas feitas e algumas situações vividas por funcionários da GrifeDoggy. Recomendo que procure um veterinário antes de fazer qualquer tipo de medicação.

      Uma cadelinha que adotei chegou a ficar muito magra e quando sangrou ao defecar, entramos em pânico, era giardia...De qualquer forma só um veterinário poderá dar o diagnóstico correto.

      Esperamos que ela fique bem logo! =)

      Excluir
  6. Mei cachorrinho ta com focinhp escorrendo faz duas semanas sera que e gripe .Ele nao ta com nenhum sintoma da gripe canina .nao sei o fazer???

    ResponderExcluir
  7. O meu cachorro tinha pego gripe, levamos ao veterinário e ele indicou um remédio, ele estava bem até então, mas agora está sem apetite, recusou uma lata de patê de frango e carne da Pedigree, coisa que jamais teria acontecido. Vocês podem me ajudar? Estou muito preocupado com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cachorra está sem apetite,com os olhos lacrimejando pouco e as fezes meio escuras,não está aceitando nada.Antes ela matou um camaleão E comeu bicho já estragadomfoi daí q começaram os sintomas.Oque fazer, me ajudem,por favor

      Excluir
  8. A minha cachorro está esprirrando mto e com o nariz lacrimejando e olho com mta remela..será que é gripe canina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbm esta assim.
      Assim que vc tiver uma resposta pode me a judar?
      Nao sei entrar para fazer perguntas. Obrigado.

      Excluir
    2. A minha tbm esta assim.
      Assim que vc tiver uma resposta pode me a judar?
      Nao sei entrar para fazer perguntas. Obrigado.

      Excluir
  9. oi,meu cachorro esta apático e com febre (as vezes) e muito magro (mais ele come) nariz escorrendo e olhos lagrimejando.o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  10. Ola peguei um filhote na rua e estou tratando dela ela esta comendo bem ja dei remedio de verme p ela son que ela esta com uma remela verde e esta tipo engasgada o q pode ser vcs podem me ajudar

    ResponderExcluir
  11. Simone, o meu está com os mesmos sintomas! O que era? Pode me ajudar? Como resolveu?

    ResponderExcluir
  12. Meu cachorro está fazendo fazendo vômitos sem parar e tudo de comi vomita, com os olhos remelados! nao sei o q fazee to muito preocupada :-(

    ResponderExcluir
  13. Minha poodle está tocindo parece engasgado vomita aquela gosta Branca estou dando remédio para tosse o pior que os 2 bebês dela mamam ainda estão com dois meses tem hora que para mas tem hora que começa. O que faço

    ResponderExcluir