sexta-feira, 22 de junho de 2012

Quando dar o primeiro banho no cãozinho?



Banhos:

Nos filhotes, o ideal é dar o primeiro banho apenas 15 dias depois do o primeiro ciclo de vacinas, mas caso seja realmente necessário, use um lenço umedecido próprio para cães ou bebês (sem perfume) e passe no sentido da pelagem. Somente isso antes das vacinas.

Depois desse período, o cão poderá tomar banho normalmente, porém só deve tomar banho a cada 15 dias, no máximo uma vez a cada 10 dias no verão e no inverno pode diminuir para até 1 banho por mês ou 45 dias.
Banho em excesso remove uma camada de gordura, que é importante na proteção da pele deles.

O ideal é usar água morna e o banho deve ser rápido, pois os cachorros sentem mais do que nós as mudanças de temperatura.

ATENÇÃO: Nunca utilize shampoo para pessoas nem detergentes ou sabão, pois danificam a pele sensível dos cães. Para cachorros use um shampoo suave, especial para cachorros.

Recomendamos que levem seus cães em pet shops especializadas em banho e tosa para que não haja problemas como otite ou fungo caso o pelo não fique completamente seco.

 Se você mora em Porto Alegre, RS, você poderá levar seu cãozinho na Bolicho do Bicho localizada no Shopping Bourbon Wallig. Vale muito a pena. E você ainda poderá assistir o banho do seu cãozinho pela internet.




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cão em Quadrinhos

Quer ter lindas fotos de/com seu cãozinho? Então confira o site da Cão em quadrinhos e seu lindo projeto para cães de rua chamado Nosso Latido. 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como limpar a orelha do seu cão


A limpeza dos ouvidos de nossos cães deve ser encarada como um ato preventivo. Nunca  deixe seu cão chegar no estágio limite em que, além de apresentar fortes odores, secreções e áreas de inflamação, o cão fique balançando a cabeça o tempo todo, o que significa que está com dor e incomodo.

A infecção do conduto auditivo, quando não tratada, pode levar a um quadro chamado oto-hematoma. De tanto o cachorro chacoalhar a cabeça - e o melhor amigo dele não se mobilizar para levá-lo ao veterinário - um vaso de sangue se rompe dentro da cartilagem auricular e a orelha se transforma em uma bolsa de sangue. Aí só com cirurgia se consegue reverter o problema. Portanto, não deixe a situação chegar a esse ponto. 
Se você notar algum sintoma que indique que seu cachorro ou gato pode estar com problemas no ouvido, leve-o para uma consulta com o médico veterinário. 

Atenção!

NÃO utilize objetos pontudos como tesouras ,pinças enroladas em algodão ou cotonetes.


Abaixo segue um video explicando como fazer a higiene da orelha de seu cãozinho: